A crescente busca por conveniência após a pandemia tem transformado os hábitos de consumo e impulsionado o mercado de delivery. Dados do Instituto Food Service Brasil estimam que o setor de delivery tenha tido um crescimento de aproximadamente 7,5% em 2023, com um faturamento anual de R$234,9 bilhões. Em meio a essa dinâmica, o aiqfome, maior aplicativo de delivery do interior e 2º maior do País, revela detalhes dos alimentos mais pedidos, comportamentos deste consumidor e tendências emergentes.
Com uma presença consolidada em mais de 700 cidades e uma extensa rede de mais de 30 mil restaurantes parceiros, o aiqfome conduziu uma análise abrangente do comportamento dos consumidores, fornecendo informações valiosas sobre as tendências de consumo alimentar no Brasil. Esses dados destacam o papel significativo do delivery na indústria alimentícia, revelando os principais fatores que impulsionam as
demandas dos fominhas em todo o País. Regionalmente, as culinárias, em geral, são as mesmas, porém ocorrem algumas poucas variações na posição do ranking.
Ranking dos mais pedidos do aiqfome
No ranking dos itens mais pedidos, por exemplo, estão: os marmitex, que são populares durante o período da manhã e início da tarde, sendo a escolha predominante para o almoço de trabalhadores ocupando a segunda posição com 11,81%. Pizza, hambúrguer e lanches dominam os pedidos noturnos, alinhados ao hábito de consumo para o jantar e ocasiões sociais, reunindo juntos mais de 30% dos pedidos, já o açaí é muito consumido a tarde e nos finais de semana, principalmente no calor e aparece no ranking com 8,81%.
No caso das porções e combos, observa-se um crescimento significativo, destacando-se como uma opção atrativa para compartilhar em encontros sociais. Importante ressaltar culinárias historicamente tradicionais, como a pizza, hoje dão espaço para os hambúrgueres mais gourmetizados que se tornaram mais populares no início da última década e caíram rapidamente no gosto popular.
Já, ao analisar o ticket médio gasto no aplicativo de delivery, é possível observar outras tendências interessantes:
Ranking ticket médio gasto
Entre os itens mais pedidos, destacam-se o hambúrguer, com um ticket médio de R$49,48, seguido pelo marmitex, custando em média R$31,24. Essa análise pode ajudar restaurantes e plataformas de delivery a formularem estratégias para balancear a frequência de pedidos e o valor gasto, buscando maximizar a receita. Além disso, a promoção de combos ou ofertas especiais pode incentivar os clientes a realizar pedidos de maior valor.
A pizza, um clássico das entregas, tem um preço médio de R$74,04, enquanto o açaí, uma escolha popular entre os que buscam uma opção de sobremesa, custa R$34,48. Os lanches diversos, como sanduíches e wraps, têm um preço médio de R$44,61, e as porções, incluindo petiscos variados, alcançam R$63,78. Esses insights são valiosos para os estabelecimentos, permitindo ajustes nos cardápios e nas campanhas de marketing para atrair diferentes segmentos de consumidores e aumentar a satisfação e a fidelidade dos clientes.
Sazonais
Para Marcelo Fernandes, Diretor de Marketing do aiqfome, a popularidade desses alimentos está relacionada a diversas motivações: tradição, difusão, novidade, adaptação, promoções e descontos. “Apesar de uma relativa uniformidade nas preferências em diferentes regiões, as demandas por sorvetes, açaí e milk shakes, aumentam significativamente em períodos de temperaturas mais elevadas, refletindo uma clara variação por influência sazonal”, completa.
Outros fatores que contribuem significativamente para o aumento do consumo e das vendas no aplicativo de delivery são as campanhas promocionais, ofertas e descontos, que desempenham um papel crucial ao influenciar as decisões dos consumidores. “Essas iniciativas não apenas satisfazem os desejos dos fominhas em várias localidades, mas também aumentam o ticket médio de consumo”, explica Marcelo. Além disso, quando se trata de bebidas, o refrigerante se destaca como a escolha preferida para acompanhar os pedidos no aplicativo.
Ao estudar o perfil dos fominhas, o aiqfome facilita a relação entre restaurantes e consumidores, impulsionando não apenas a economia local, mas também dando suporte à indústria como um todo. Além disso, oferecendo uma variedade de opções culinárias de diferentes regiões do Brasil, o app também ajuda a promover e distribuir a rica gastronomia brasileira, tornando-se um conector de culturas e um medidor confiável do consumo de alimentos no país. Por isso, o monitoramento de tendências e preferências de comidas continuará sendo feito para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada na plataforma, onde a maior preocupação é um bom atendimento, e claro, matar sua fome!
Sobre o aiqfome
Indo na contramão do mercado, o aiqfome possui uma política de ganha-ganha, ou seja, de só lucrar quando lojistas e entregadores também lucram, e entende que só assim, de uma forma justa, é possível ser um verdadeiro parceiro para os estabelecimentos.
A empresa busca promover a transformação local de pequenas e médias cidades, por meio da valorização da culinária e do serviço de seus parceiros. Sempre guiado pela transparência, que é fundamental para contribuir com o crescimento de toda a cadeia de delivery.
O aiqfome é o primeiro app de delivery do Brasil, atua em mais de 700 cidades e é o 2º maior do país. Nascido em 2007, em Maringá/PR, faz parte do Grupo Magalu desde 2020 compondo a vertical de food delivery. No app é possível pedir comida, água, gás, bebida, padaria, farmácia, itens de pet shop e muito mais, e também grandes marcas, como Coca-Cola, Subway, Giraffas, Bob’s, Cacau Show, entre outras.
Sobre o Magalu
O Magalu é a empresa que está digitalizando o varejo brasileiro. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de mais de 1.300 lojas, em 21 estados do país, o Magalu conta com mais seis marcas online (Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!), 306 mil sellers em seu marketplace, e a plataforma de delivery aiqfome. O App da companhia é acessado por mais de 47 milhões de usuários ativos mensais. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.
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Juliana Gomes
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