A destinação correta dos resíduos sólidos gerados durante a 24 edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) é uma das ações incentivadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com o apoio de outras instituições.
E para incentivar os expositores a selecionar corretamente todos os tipos de resíduos sólidos gerados na feira, foi lançado o Concurso Estande Sustentável. E um dos critérios do concurso é, justamente, o manejo correto destes materiais.
Para realização deste trabalho, a Semarh conta com quatro equipes distribuídas dentro da feira que são responsáveis por: avaliar os estandes nos quesitos prescritos no edital, orientar os restaurantes e quiosques sobre a separação correta dos resíduos orgânicos e instruir os expositores junto aos 25 ecopontos, sendo estes locais de recebimentos dos materiais recicláveis e não recicláveis.
A ação conta com o apoio dos monitores ambientais que são estudantes do primeiro e segundo ano do Colégio Militar, sob a supervisão de professores da instituição e de servidores da Semarh, da Embrapa Pesca e Aquicultura e Prefeitura de Palmas. São parceiros também da ação a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas.
Segundo o secretário Marcello Lelis, a ação faz parte de um projeto piloto que pretende reduzir o impacto ambiental com a realização da feira, além de apoiar a economia circular por meio da geração de renda aos catadores de resíduos”, afirmou. “Está é uma ação importantíssima porque estamos buscando reduzir ao máximo a degradação ambiental que pode ser causada com a realização deste grande evento, por isso estamos fazendo um esforço enorme para mobilizar os expositores a participarem do Concurso Estande Sustentável”, afirmou.
O secretário reforça ainda que dentro do alinhamento de políticas públicas ambientais, a Semarh também trouxe como novidade um biodigestor que está sendo exposto no Bosque da Semarh. O biodigestor permite o processamento de matéria orgânica em fertilizante natural
Coleta Seletiva
O proprietário da Churrascaria Palmas, Adolfo Teófilo Oliveira, que recebe em torno de 2 mil pessoas, diariamente, disse que investiu mais de R$ 3 mil na compra de recipientes para fazer a coleta seletiva dentro dos padrões exigidos.
Em um dia de pesagem, o proprietário do restaurante conseguiu reunir 20kg de latinhas e 30 kg de material orgânico. “Está sendo a primeira vez que estou tentando adotar atitudes mais sustentáveis, não é fácil porque temos mais de 100 colaboradores, além dos clientes que frequentam diariamente o restaurante, é um processo cultural que precisa ser trabalhado aos poucos”, disse.
A diretora de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Ellen Amaral destaca que está sendo um desafio enorme trabalhar a gestão adequada, dado o volume de visitantes e de estandes “e que é importante chamar a atenção e sensibilizar os grandes geradores para que eles possam gerenciar seus resíduos”.