A Superintendência de Polícia Científica (SPC) da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) iniciou neste sábado, 25, a abordagem de pacientes positivados para Covid-19 no município de Araguaína. A informação é da superintendente Dunya Wieczorek Spricigo de Lima.
Segundo ela, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína foi oficializada e, tão logo, os pacientes autorizem, os peritos do Núcleo Especializado de Computação Forense da SPC vão trabalhar na extração dos dados de localização geográfica dos aparelhos celulares.
Dunya ressalta que a extração dos dados do aparelho celular do paciente positivado pode ser realizada à distância e que somente são extraídos os dados relacionados à localização geográfica de onde os pacientes estiveram até o momento em que foi constatada a contaminação pela Covid-19. Todas as informações de cunho pessoal existentes no celular são preservadas.
A partir dos dados extraídos é possível mapear a localização geográfica dos pacientes com resultado positivo para Covid-19 e, dessa forma, contribuir para reduzir o risco de disseminação do coronavírus. A partir do georreferenciamento realizado, os dados são repassados para a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína, que poderá realizar a intervenção, notificação, identificação e contenção da Covid-19. Cabe lembrar que a doença é transmissível e seus sintomas podem aparecer em até 14 dias.